Somos...

img1.jpg
UNIVERSIDADE SÉNIOR DE SINES.
Certificados como IPSS
Pertencemos à RUTIS
Fazemos parte da Rede Social do Concelho de Sines.

Os nossos objetivos

  • Incentivar a aprendizagem ao longo da vida, como veículo de desenvolvimento e fruição pessoal e social.
  • Valorizar e reconhecer as experiências e conhecimentos dos cidadãos.
  • Possibilitar o acesso à formação em matérias do interesse dos associados.
  • Fomentar a integração na sociedade através de práticas diversificadas.
  • Estimular a solidariedade e participação cívica, nomeadamente através da partilha, entreajuda e voluntariado.
  • Promover as aprendizagens mútuas e convívio inter-geracional.
  • Compreender e facilitar o diálogo entre culturas.

Breve história da Prosas

pccen.jpg

PROSAS, já com nome e projecto próprio, começou no ano lectivo de 2007/2008 agregado ao Centro Cultural Emmérico Nunes, após acreditação feita pela RUTIS, Rede das Universidades da Terceira Idade, organização a que estamos associados.

O ano lectivo começou em altura própria, 8 de Outubro, mas a apresentação pública foi no dia 16 de Novembro. Nesse dia de festa contámos com a presença dos nossos amigos da ASAS que trouxeram a sua Tuna.
Até chegarmos a esse dia decorreram longos meses de procura, negociações, acordos...

Até aí éramos o Pólo de Sines da ASAS que tinha começado as aulas nesta cidade, no dia 24 de Maio de 2006 no Centro de Recursos Educativos de Sines e que funcionava na Escola Poeta Al Berto, com a disciplina de Introdução à Informática e Internet leccionado pela responsável por aquele espaço, a Professora Leonor Taia.

A ASAS tinha iniciado as suas actividades em Abril de 2005 e os seus responsáveis, que mantinham contactos com o referido centro de recursos, acalentavam a esperança da criação do referido pólo, esperança que se veio a realizar através da colaboração de uma das suas alunas que vivia em Sines e que posteriormente integrou a coordenadora, Assunção Duque, como responsável da ASAS em Sines.

Através de acordos com o Centro Cultural Emmérico Nunes e constituição de uma parceria de âmbito cultural foi-nos cedida uma sala e no ano lectivo de 2006/2007 para a Professora Henriqueta Klockner leccionar Inglês. A disciplina de informática era agora leccionada por Assunção Duque numa sala própria da Escola Poeta Al Berto cedida pela Direcção daquela escola, dado que o Centro de Recursos tinha sido encerrado.
Já contávamos com 30 participantes.

No âmbito da parceria foram realizadas duas iniciativas que pretendiam, não só lançar um desafio aos jovens universitários de Sines para que através dos conhecimentos adquiridos promovessem conversas informais, como promover o questionamento entre diferentes gerações.
A primeira incluiu o Núcleo de Estudos dos alunos do Território do Instituto Superior Técnico ocorreu no dia 8 de Abril de 2006 com a denominação «conversas…Poder Pensar a cidade» e contou com a participação do Professor Manuel Costa Lobo, Prof. Alice Santos Silva e Eng.º José Carlos Guinote.
A segunda foi no dia 15 de Julho «conversas…Poder Pensar História de Sines (séc. XVIII) e sua projecção no presente e no futuro» com a participação do Dr. João Madeira, Dr.ª Sandra Patrício e Dr. Luís Elias.